Aluno
Curso de Ciências Sociais – 2012/2
Data: 10 de Março de 2013.
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico.
Texto: BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 9-34.
Resenha: Peter L. Berger, sociólogo austro-americano, nascido em 17 de março de 1929 em Viena na Áustria, emigrado para os Estados Unidos em 1946, logo após a segunda guerra mundial, sendo naturalizado americano em 1952, obtendo o bacharelado em artes em 1949 na “Wagner College” e o doutorado em 1952 na “New School for Social Research”. Peter foi professor universitário de sociologia e teologia, sendo também, a partir de 1985, diretor do instituto para estudo da cultura econômica. Influenciado por Max Weber e Alfred Schütz, produziu inúmeras obras, sendo de destaque “A Construção Social da Realidade”, publicada em 1966 e com co-autoria de Thomas Luckmann.
O texto aborda um tema relevante, o desconhecimento, por parte da população em geral e dos estudantes recém ingressos nos cursos de sociologia, quanto a função exata do sociólogo na sociedade contemporânea. O autor faz comparações pertinentes e não ortodoxas, visando esclarecer e desconstruir as imagens errôneas que foram indevidamente associadas às atividades exercidas pelos sociólogos. Ao longo do texto, o autor discorre de forma clara e elucidativa, exemplificando as imagens criadas e associadas ao profissional de sociologia, rompendo com o senso comum e com a ambiguidade com outros saberes do conhecimento, sendo bem sucedido em definir o que o sociólogo é, e o que não é.
A ideia central do autor, está no exame minucioso de algumas das imagens comumente associadas ao sociólogo, sendo positivo, o seu esforço em justificar tais imagens citando os fatos que contribuíram para sua construção, para somente então desagrega-las do que lhes foi indevidamente imputado, e finalmente definir o papel do sociólogo na sociedade contemporânea. A primeira imagem