Sociologia - Razão
1. Introdução .......................................................................................... 3
2. A razão a serviço do indivíduo e da sociedade ................................... 4
3. A sociologia: um conhecimento de todos .......................................... 5
4. A utilidade da sociologia nos diversos campos da humanidade ........ 7
5. Desafios da sociologia hoje ................................................................ 8
6. Conclusão .......................................................................................... 9
1. Introdução
Inúmeros estudos se desenvolveram quando a sociologia foi criada como campo de conhecimento no século XIX. Essa teve um jargão científico (vocabulário próprio) com conceitos da vida social que hoje fazem parte da vida cotidiana. Pesquisas de opinião de qualquer tipo veiculam os resultados de procedimentos e os leitores percebem de maneira geral seu significado, como o IBOPE por exemplo. A sociologia tem “braços” dentro de várias outras ciências.
Isso só foi capaz por causa de todo seu processo de desenvolvimento, desde o momento que surgiu no século XIX, até o desafios que enfrenta nos dias atuais.
A ciência da sociedade ganhou seu espaço e hoje é pública. Vamos, por meio desse trabalho, discutir a sua utilidade nos mais variados campos e como ela se faz presente em nosso cotidiano.
2. A razão a serviço do indivíduo e da sociedade.
A manufatura e o comércio conservaram-se no Império Romano. A razão esteve em função do homem e da sociedade. Com o a queda do Império, a sociedade viu o retorno a estrutura agrária e teocrática, expondo assim a razão à teologia.
A razão já não era mais vista como a melhor maneira de explicar o mundo. Devido ao grande poder da Igreja Católica na época, a razão era considerada um recurso da fé. Usando os ensinamentos de antigos pensadores como Platão e depois Aristóteles, a igreja usava a