Sociologia e contabilidade
A sociologia é uma das partes da ciência que estuda o comportamento humano e os processos que o ligam o individuo em grupos sociais, instituições e associações.
Ela bem como a contabilidade discerne as práticas que formam a sociedade, ou seja, nos âmbitos sociais e econômicos. A contabilidade está ligada aos comportamentos das necessidades dos sujeitos de proteção e posse, no qual interpreta fatos ocorridos com o objetivo de alcançar as metas propostas. Ambas surgem das necessidades da sociedade. Na contabilidade a necessidade esta ligada a bens materiais e na sociologia a necessidade se faz a partir das classes sociais.
A sociologia ganhou força enquanto ciência no século XIX, através da Revolução Francesa e Revolução Industrial. Foi influenciada também pelo Iluminismo e logo influenciada pelo lema da Revolução Francesa, liberdade, igualdade e fraternidade.
Assim, a sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. Ela tem uma abrangência muito grande, pois inclui em seus estudos as analises de encontros ocasionados entre indivíduos e ate investigações de processos sociais. (apud SOARES, GIDDENS, 2006, p.03)
A contabilidade por sua vez, é a ciência que registra situações financeiras, patrimoniais e econômicas de pessoas físicas ou jurídicas. Surgiu nos primórdios da civilização, ou seja, ainda na era primitiva cerca de 20.000 anos atrás. A contabilidade no mundo atual é entendida como a ciência que estuda fatores da administração econômica, no qual controla o patrimônio e as mudanças que nele operam.
O homem conheceu e começou a utilizá-la a partir da necessidade de controlar seus bens. Assim, o processo de desenvolvimento da contabilidade presencia uma corrente empírica e cientifica devido aos propósitos divergentes. E a sociologia pode ser uma ciência aplicada aos usos cotidianos especialmente na educação e também nas políticas públicas.
Portanto, assim como a contabilidade, a sociologia é