Aborto
Aborto Espontâneo
Aborto Induzido
Aborto Ilegal
Aborto Espontâneo
Surge quando a gravidez é interrompida sem que seja por vontade da mulher. Pode acontecer por vários factores biológicos, psicológicos e sociais que contribuem para que esta situação se verifique.
Aborto Induzido
O aborto induzido é um procedimento usado para interromper uma gravidez.
Pode acontecer quando existem malformações congénitas, quando a gravidez resulta de um crime contra a liberdade e autodeterminação sexual, quando a gravidez coloca em perigo a vida e a saúde física e/ou psíquica da mulher ou simplesmente por opção da mulher.
É legal quando a interrupção da gravidez é realizada de acordo com a legislação em vigor (ver legislação).
Quando feito precocemente por médicos experientes e em condições adequadas apresenta um elevadíssimo nível de segurança.
Aborto Ilegal
O aborto ilegal é a interrupção duma gravidez quando os motivos apresentados não se encontram enquadrados na legislação em vigor ou quando é feito em locais que não estão oficialmente reconhecidos para o efeito.
O aborto ilegal e inseguro constitui uma importante causa de mortalidade e de morbilidade maternas. O aborto clandestino é um problema de saúde pública.
Atualmente, a legislação brasileira só autoriza o aborto em casos de estupro ou risco de vida para a gestante. Até quando o feto sofre de anencefalia (má-formação do cérebro que impede a vida após o nascimento) é necessário pedir autorização judicial para abortá-los.
* 7% das brasileiras em idade reprodutiva já abortaram
* No Brasil, são feitos cerca de 1 milhão de abortos ilegais por ano, estima a OMS
* O Perfil médio da Brasileira que interrompe a gravidez:
- Tem entre 20 e 29 anos
- Vive uma relação estável
- É catolica
- Mão de pelo menos um filho
* O aborto é totalmente permitido em 56 países
Curiosidades
Veja abaixo, países que não permitem o aborto, exceto quando há risco para a