aborto
O desenvolvimento sustentável é um conceito que foi criado em 1983 pela Comissão Mundial de Meio-Ambiente e Desenvolvimento, e significa “atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias demandas”. Ou seja, utilizar os recursos naturais mantendo o respeito ao próximo e ao meio-ambiente. É aquele desenvolvimento que não leva ao esgotamento dos recursos, combinando crescimento e preservação, O desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas com o objetivo de garantir um desenvolvimento em harmonia com as limitações do planeta, sem destruição do mesmo, fazendo com que as gerações futuras possam viver bem.
Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII), todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgão ambientais internacionais afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Cerca de um milhão não tem acesso à água potável. Em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os hospitais e postos de saúde
Sugestões para desenvolvimento
Combater o desmatamento ilegal de matas e florestas
Combater a ocupação irregular de regiões de mananciais
Coleta seletiva do lixo
Reciclagem de produtos como papel, alumínio, plástico, vidro e outros
Tratamento de esgoto para que não seja jogado em rios, lagos, córregos e mares
Manutenção e preservação dos ecossistemas