aborto
Introdução
1. Conceito
2. Tipos
a) Espontâneo
-conceito
-causas
b) Induzido
-conceito
-métodos
-tipos
a) terapêutico
b) eletivo
3. Conseqüências
4. Legalização
a) Mundo
b) Brasil
-Legislação
5. Métodos para evitar a gravidez
O que é aborto?
A expressão "aborto" se caracteriza pela morte do embrião ou feto,que pode ser espontânea ou provocada.
Tipos de Aborto:
O aborto geralmente é dividido em dois tipos, aborto espontâneo e aborto induzido. Outras classificações também são usadas,de acordo com o tempo de gestação,por exemplo.
Aborto espontâneo
Aborto espontâneo ou interrupção involuntária da gravidez,é a expressão não intencional de um embrião ou feto antes de 20-22 semanas de idade gestacional. Uma gravidez que termina antes de 37 semanas de idade gestacional que resulta em um recém-nascido vivo é conhecida como parto-prematuro ou pire termo. Quando um feto morre no interior do útero, após a viabilidade, ou durante o parto, geralmente é chamado de natimorto.
A causa mais comum de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre são as anomalias cromossômicas do feto/embrião, que contabilizam pelo menos 50% das perdas gestacionais precoces.
Outras causas incluem doenças vasculares (como o lúpus eritematoso sistêmico), diabetes,problemas hormonais,infecções,anomalias uterinas e trauma acidental ou intencional. A idade materna avançada e a história prévia de abortos espontâneos são os dois fatores mais associados com um risco maior de aborto espontâneo.
Aborto Induzido
O aborto induzido, também denominado aborto provocado ou interrupção voluntária da gravidez, é o aborto causado por uma ação humana deliberada. Ocorre pela ingestão de medicamentos ou por métodos mecânicos. A ética deste tipo de abortamento é fortemente contestada em muitos países do mundo,mas é reconhecida como uma prática legal em outros locais do mundo, sendo inclusive em alguns totalmente coberta pelo sistema público de saúde.
O aborto induzido