Aborto
Cartilha - Projeto Cidadão: “O aborto”
Curso de Administração Bacharelado
Trabalho de Direito e Legislação
Cartilha - Projeto Cidadão: “O aborto”
Curso de Administração Bacharelado
Índice
Introdução
A cartilha: Projeto cidadão: “o aborto” dos alunos,temo intuito de trazer um assunto polemico e preocupante “o Aborto”. Um debate que está em pauta no Brasil e, junto a ele, diversas questões: os direitos sociais (como Educação e Saúde), as concepções religiosas, o papel do Estado, a autonomia das mulheres e o direito de decidirem sobre seu corpo, sua sexualidade e sua vida reprodutiva. Muitos atores sociais manifestam-se em defesa de sua posição favorável ou contrária à legalização do aborto. Enfim, no decorrer da cartilha será possível tira dúvidas, sobre mitos, verdades e o que esta acontecendo ao nosso redor e não percebemos.
Aborto o que é?
Aborto o que é?
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial, provocando-se o fim da gestação, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante técnicas médicas, cirúrgicas entre outras.
Após 180 dias (seis meses) de gestação, quando o feto já é considerado viável, o processo tem a designação médica de parto prematuro. A terminologia "aborto", entretanto, pode continuar a ser utilizada em geral, quando refere-se à indução da morte do feto.
Através da história, o aborto foi provocado por vários métodos diferentes e seus aspectos morais, éticos, legais e religiosos são objeto de intenso debate em diversas partes do mundo.
• Aborto espontâneo: aborto devido a uma ocorrência acidental ou natural. A maioria dos abortamentos espontâneos são causados por uma incorreta replicação dos cromossomos e por fatores ambientais. Também por ser denominado aborto involuntário ou casual.