Aborto e legalidade no século xxi
(título em inglês)
Nome dos autores identificado em ¹, ², ³, 4 , 5.
RESUMO
(...) com até 250 palavras.
Palavras-chave: encontradas no resumo.
Espaçamento de 3 cm
___________ (3mm)
Especificações dos autores ¹, ² e ³.
RESUMO (em inglês)
(...)
1 INTRODUÇÃO
O aborto é um tema ainda muito discutido entre a população, já que há controvérsia de pessoas a "favor" ou "contra" ele. Assim, este assunto esta ligado tanto no âmbito Jurídico, no Religioso, no Social e na Saúde Pública, pois afeta muitas pessoas relacionadas ao aborto que sofreram ele espontaneamente ou até mesmo por indução. Deste modo, a interrupção prematura do feto criminalmente ocorre porque no Brasil não é legalizado, sendo apenas legalizado em pequenas situações que discutiremos logo mais a frente.
Entende-se que em alguns países o aborto já é legalizado, agora na maioria dos outros e na América Latina não é totalmente legalizado sendo aceito apenas para salvar a vida da gestante. Porém, a maioria dos abortos clandestinos realizados é pelo motivo de não serem aceitos nos países onde as gestantes moram, e também por elas não terem condições de sustentar mais uma criança em suas vidas, então, elas recorrem ao método mais fácil de aborto que é o induzido, para não terem que se preocupar com o nascimento do feto.
Destaca-se na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v. 29 n. 4 Rio de Janeiro abr. 2007¹, que:
" Uma das dificuldades para o cumprimento da lei é o desconhecimento da população e dos médicos acerca das leis e regulamentos sobre o tema. Isto explica o interesse em saber o grau de conhecimento dos ginecologistas e obstetras sobre estes temas, que motivou um inquérito entre os profissionais associados à FEBRASGO, realizado em 2003, e cujos resultados foram publicados nesta Revista. Esse inquérito revelou algumas falhas no conhecimento da lei por uma porcentagem relativamente alta de médicos, e mais ainda sobre a documentação