Plantas medicinais
ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE.
PLANTAS MEDICINAIS
Público Alvo:- Alunos dos 5º V: 6º A,B,D,V;7º D; 8º D,V;9º A,B anos; famílias dos alunos; professores e administrativos da escola.
Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha Avenida Ema, Q.46 – Setor Oeste, Centro
Chapadão do Céu – GO/2010
ESCOLA MUNICIPAL DONA AMÉLIA GARCIA CUNHA
SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO:
ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE.
PLANTAS MEDICINAIS Chapadão do Céu – GO / 2010
Justificativa
Quando a Escola lançou o Projeto Agrinho junto aos professores com o tema: “Ética, Cidadania e Meio Ambiente”, surgiram várias idéias e uma preocupação muito grande em encontrar com eles uma proposta que tivesse o envolvimento de todos e que tivesse o devido respaldo na comunidade.
Após conversarmos muito sobre o material de estudo e sugestões do Projeto, chegamos a uma problemática: o uso de chás caseiros, sem orientação médica, levando em conta as propagandas do Ministério da Saúde sobre automedicação, se as ervas vendidas no comércio em geral, feiras e lojas de alimentação alternativa possuem uma devida fiscalização. Quem garante que as ervas expostas foram cultivadas de forma a produzir mais princípios ativos, plantadas na época certa, colhidas quando a planta tem mais efeito curativo, ou secadas e armazenadas de maneira correta? Levantada a hipótese sobre o uso de chás, surge o Projeto Plantas Medicinais; com a proposta de resgatar de forma consciente o uso correto dessa cultura popular, que já vem sendo utilizada desde a antiguidade. São vários os motivos que dão respaldo ao Projeto Plantas Medicinais como:
• Apesar dos avanços da medicina moderna, 80% da