abordagens
Nesta concepção, a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente de acordo com as pressões do meio. Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização.
A meta da construção do conhecimento é evidente quando alguns autores propõem como objetivo da educação física respeitar o universo cultural dos alunos, explorar a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica e, gradativamente, propor tarefas cada vez mais complexas e desafia proposta teve o mérito de levantar a questão da importância de se considerar o conhecimento que a criança já possui na educação física escolar, incluindo os conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Essa perspectiva também procurou alertar os professores sobre a importância da participação ativa dos alunos na solução de problemas. Esta concepção dá ênfase aos aspectos psico-social-afetivo-motor.
DARIDO, reporta-se a proposta construtivista observando que:
No construtivismo a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício de ensinar e aprender... conhecer é sempre uma ação que implica em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. O desenvolvimento da aula devera proporcionar ao educando a descoberta de suas possibilidades, a exploração do espaço, o reconhecimento de si em relação ao outro e do seu corpo em movimento, oferecendo-lhe situações que desperte para variações, o procurando incentivá-lo,já que o