Abordagens Inovadoras
Curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas
Marketing de Relacionamento.
Professor: Marcelo Carvalho
Nome: Danielle Bonavita
Matrícula: 2014.1101106-6 Som Livre – Fatores chaves do sucesso.
Introdução:
No mundo inteiro, a indústria fonográfica enfrenta dificuldades na venda de CD´s e DVD´s legalmente fabricados. Isso não significa que o consumo tenha diminuído, mas sim, que as formas de: produzir, divulgar e vender mudaram.
Com um cenário adverso, as grandes gravadoras vêm tentando transformar seus modelos de negócios, gerando inovações que agradem aos públicos: interno e externo, sem perder lucratividade. Investindo em novos meios de distribuição do produto, revendo seu processo de produção para combater a pirataria e principalmente focando no processo de marketing, desde a análise do mercado até a distribuição da imagem do artista via web.
O objetivo deste trabalho é diagnosticar as causas, bem como identificar as oportunidades e iniciativas da Som Livre para recuperação diante das dificuldades enfrentadas pelo mercado fonográfico.
Um pouco de história:
A gravadora brasileira Som Livre, empresa das Organizações Globo S/A, foi fundada em 1969 no Rio de Janeiro, com o objetivo de comercializar trilhas sonoras dos folhetins da emissora de televisão do grupo. Seu fundador foi o produtor musical João Araújo, pai do cantor Cazuza, o qual ampliou o modelo de negócio da gravadora expandindo seu catálogo com coletâneas, com gravações exclusivas de artistas nacionais e estrangeiros, e com projetos culturais. Além da contratação de um elenco diversificado com grandes nomes da música popular brasileira como: Tim Maia, Rita Lee, Barão Vermelho, Cazuza, Luiz Melodia, Elis Regina, Moraes Moreira, Djavan, Novos Baianos, Lulu Santos, Gal Costa entre muitos outros.
Durante três décadas, a empresa redesenhou lançamentos a partir do conteúdo das Organizações Globo. A gravadora expandiu sua grade aos