Abordagem psicanalítica na educação
Com o passar do tempo, a função da escola sofreu algumas modificações, visto que, antigamente, a escola não tinha sua função acolhedora e socializadora de crianças e adolescentes como tem hoje. Assim, a educação era exclusiva dos mais abastados, e a escola servia como local de correção e punição dos alunos, onde os mesmos não tinham direito de expressar suas opiniões, sentimentos e necessidades, excluindo qualquer possibilidade de identificação com o professor e a escola.
Atualmente, a relação professor/aluno sofreu diversas modificações, transformando a identidade profissional do professor um fator importante em sua atuação pedagógica. Através disso, é possível atingir o aluno de diversas formas, seja no âmbito amplo ou particular.
Podemos relacionar o trabalho que o professor exerce na educação, com o mesmo realizado em nossas origens, que nos estrutura como humanos, enriquecendo nosso aparelho psíquico, que revela os momentos fundantes de nossas aprendizagens.
A partir disso, ocorrem os processos de identificação e transferência, pois são através deles, que o ser humano constrói a si mesmo, identificando-se, ao longo da vida, com os personagens que admira, respeita e que lhe transmitem conhecimentos que deseja adquirir. Neste sentido, os professores ocupam o lugar dos pais, que são figuras estruturantes na aprendizagem inicial.
A contribuição da Psicanalise, se dá para o enriquecimento do professor, buscando promover sua capacidade de investimento pessoal no trabalho, sua identidade investigatória e senso critico, como veiculo de identificação humana, profissional e transformadora, pois este profissional possui a capacidade de atingir seus alunos de forma extremamente profunda, pois o ensino é um processo de formação do estudante, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, e hoje em dia, a escola é vista como um local onde o aluno pode expressar sua criatividade, seu potencial e opinião.
A função de