Abordagem Integral
A abordagem integral estuda aquilo é fundamental para que se enxergue o mundo, ou mundos, e com eles suas alegrias e reveses.
Estuda a Consciência.
Seu principal articulador é Ken Wilber (Kenneth Earl Wilber Jr.), nascido em 31 de Janeiro de 1949,
Oklahoma City (EUA), é um famoso pensador e criador da Psicologia Integral, e de forma mais geral um importante fundador e divulgador do Movimento Integral.
Imagine que você queira chegar a um lugar, você não sabe bem qual é, mas como num sonho você simplesmente tem que chegar lá. Voce entra numa viela, é a primeira esquina que pode te levar na direção que você está sendo chamado, seu norte é pra lá. A viela se estreita, a esquerda um bar, uma casinha ali, uma parede no fim. Não é o caminho. Você retorna, tenta de novo no dia seguinte, mesma coisa, acaba caindo lá de novo, sem saída. E assim vai indo dia após dia teus passos te levam, você acaba ficando ali mesmo, esquece até de voltar pra rua principal. Se você tivesse um mapa talvez descobrisse que se você virasse mais a frente a esquerda e parasse por um tempo na academia de dança, pra aprender uns passos, e depois fosse até o ponto do ônibus que te levaria até outra cidade, e dali, enfim e dali seu caminho fluiria melhor e mais desimpedido, eu acho que era bom achar esse mapa. A Teoria Integral é esse mapa, um mapa dos territórios da Consciência.
Sistema de abordagem integral
Na educação, um sistema de abordagem integral pode se referir à implementação de atividades de uma iniciativa escolar em todos os níveis. O conceito é que a escola é um sistema com funções diferentes interagindo para assegurar que o sistema funcione da forma correta. Uma sistema de abordagem integral normalmente envolve a iniciação no topo, de um superintendente do distrito e então é implementada apropriadamente em vários níveis.
Nível distrital
Um sistema de abordagem integral para qualquer iniciativa começa no nível distrital. A inclusão é um mandato nacional conforme o