Sintese do Filme: O Amor é Contagioso
“O AMOR É CONTAGIOSO” O filme conta a história do estudante de medicina, Path Adamns, que ao entrar na universidade, procura em seus professores a resposta para suas várias dúvidas a respeito da formação profissional. Ao observar seus mestres em ação, suas atitudes, e principalmente da forma como eles se relacionam com seus pacientes Patch despertou a consciência de que aos tratamentos médicos falta algo fundamental, a humanidade, entendida como respeito, apreço, consideração, estima e calor humano da parte dos médicos em relação a seus pacientes. Path Adams, mesmo com suas frustrações da vida percebe que ajudando outros a superarem suas dificuldades, medos e perdas, está vencendo seus próprios traumas. Sua vontade de tornar-se médico surgiu quando, ainda adolescente, foi internado numa clínica devido a uma depressão. Seu sonho começou a se tornar realidade quando Patch estudou na Escola de Medicina da Virgínia e, em seguida, abriu o Instituto Gesundheit com uma abordagem mais personalizada da prática médica.
Considerações Pessoais: O filme nos mostra que devemos ver além das dificuldades; ter soluções. A tese de Adams é o amor e é demonstrada em suas palavras: "Todos sabemos como o amor é importante e, mesmo assim, quão frequentemente o demonstramos? Quantas pessoas doentes neste mundo sofrem de solidão, tédio e medo que não podem ser curadas com uma simples pílula?". Para alcançar o objetivo da cura, ele utilizou métodos não convencionais e também surpresas incríveis, usando sua criatividade vestiu-se de palhaço, anjo e outras formas para acalmar a ansiedade dos pacientes. Patch foi o pioneiro na idéia de que os médicos devem tratar as pessoas, e não apenas a doença. Compaixão, envolvimento e empatia têm tanto valor quanto remédios e avanços tecnológicos.
O Que Achei do Filme: O filme estimula no sentido de fazer com que tratemos os outros com respeito e amor, inclusive e especialmente os que estão sob os nossos cuidados como filhos,