Abordagem condutistas e humanista
E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NAÇÃO SANTA
Abordagens condutistas e humanista.
Produção Apresentada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu, do IENS-Instituto de Educação Superior e Capacitação Profissional Nação Santa, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. Área de Concentração: Ciências da Educação
PAVUNA
2012
Desde os tempos primórdios, a Avaliação está presente na vida da humanidade, acompanhando sua evolução, onde cabe ao professor reconhecer as diferenças na capacidade de aprender dos alunos, para poder ajudá-los a superar suas dificuldades e avançar na aprendizagem.
Professor mediador da aprendizagem no marco da sociedade do conhecimento: Mas também a sociedade do conhecimento reclama novos papéis, para o professor e para a formação docente profissional, onde, em sociedades com mudanças rápidas e vertiginosas, todos somos aprendizes: professores e alunos, adultos e crianças. E esta aprendizagem sobretudo uma forma de adaptação ao futuro sem perder o passado.
Neste contexto não vale a nostalgia profissional, ontem aprender muito e bem e hoje pouco e mal. Estes tempos passados nunca voltarão. O professor como aprendiz será mediador da aprendizagem, mediador da cultura "local", social e institucional e também mediador do conhecimento (arquiteto do conhecimento). E estas novas funções têm pouco que ver com o passado. São aproximações claras e precisas à sociedade do conhecimento e suas novas exigências profissionais.
E esta aprendizagem não é só individual, mas, sobretudo institucional e grupal (em equipe) no marco das organizações que aprendem em comunidades