Abordagem com Famílias
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO AVALIATIVO
Trabalho avaliativo apresentado como pré-requisito parcial para obtenção de nota, da Disciplina: Abordagem Teórica e Metodológica com Familias, sob a Supervisão da professora Maria Yvelonia Araujo
Brasília – DF
2013
TRABALHO AVALIATIVO:
Com base nos textos já estudados e podendo utilizar textos sugeridos para aprofundamento dos estudos dessa disciplina, escreva um pequeno texto abordando a historia da família brasileira e suas atuais configurações nos dias de hoje. Cite algumas situações (demanda) que você poderá atender na Proteção social de baixa, média e alta complexidade e suas respectivas unidades físicas.
Desde os primeiros registros que se tem sobre a história das famílias brasileiras o que podemos perceber é que esta passou por diversas transformações acompanhando o desenvolvimento da sociedade.
O papel dos membros das famílias no passado já foram bem definidos, o pai como provedor e ao único que cabia tomar todas as decisões referentes à família, a mãe como a cuidadora do lar e dos filhos, os filhos já foram vistos como propriedades onde não existia uma relação próxima de afeto. E até o casamento era pré-determinado como se fosse uma questão de negócios. Tempos onde predominava o domínio masculino, por que não dizer machista.
As mudanças ocorreram de forma gradual, podemos dizer que com a entrada da mulher no mercado de trabalho os alicerces familiares foram abalados. O homem deixou de ser o único provedor e a mulher foi ganhando confiança, direitos e cada vez mais espaço. Vale ressaltar que não foi apenas uma questão de escolha para a mulher o trabalho, mas que para muitas foi uma questão de necessidade mesmo, pois sozinho o homem muitas vezes não conseguia suprir as necessidades das famílias, ou até mesmo por este homem abandoar a família a mulher ter que desenvolver este papel. As crianças deixaram de ser vistas como propriedades, ou mini adultos e aos