ABOP
O serviço de O.V.P. visa facilitar o processo de escolha ocupacional e dar subsídios para a formação de uma identidade profissional para aquelas pessoas que apresentam uma problemática nessa esfera. O trabalho pode ser conduzido tanto de forma individual, como em grupo, na clínica de psicologia ou em escolas que solicitem o serviço. Essa prática tanto auxilia as pessoas no momento da escolha como na redefinição da profissão. Ela não serve apenas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Serve também para adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir na carreira. Existem reorientações até mesmo na aposentadoria.
Isso se torna importante já que dados do Censo de Educação Superior/2011 revelam que houve 3.632.373 de matrículas, 1.243.670 de ingresso e 522.928 de concluintes no ensino superior no referido ano. Isso confirma que o número de matrículas e ingresso é muito superior ao número de concluintes. Entre as diversas variáveis que poderiam explicar essa diferença, estão pessoas que desistiram do curso por insatisfação com a escolha que fizeram.
Mas, outro percentual que se soma a esses que desistiram antes de concluir o ensino superior, se refere àqueles que já concluíram, mas não pretendem exercer a profissão. E mais, aqueles que irão exercer ou já exercem a profissão e desistem por insatisfação com o exercício profissional, ou outros motivos.
Tudo isso, considerando as diversas variáveis que podem explicar tal fato, também pode ser explicado em grande medida pela falta de orientação quanto à escolha profissional feita inicialmente. É comum a Orientação Profissional ser realizada com pessoas que já possuem curso superior e exercem a profissão ou não, e pessoas que estão cursando o ensino superior e ainda estão com dúvidas se fizeram a escolha certa.
Além de outros aspectos envolvidos na insatisfação tanto