Abolição da escravatura
“Dia da consciência negra”
Turma: 02
Índice:
Introdução¬_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Desenvolvimento_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Anexos_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Conclusão _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Introdução :
O Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro procura lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594). Essa data nos refere há alguns tópicos da nossa história como a escravidão africana, abolição da escravidão, desigualdades brasileira, sistema penal brasileiro, todos esses temas envolvendo os escravos; que foram extremamente importantes para o crescimento da nossa sociedade.
Desenvolvimento: Escravidão africana:
A sociedade brasileira formou-se e modificou-se sempre em função das necessidades e interesses econômicos do capitalismo. No século XVI, mais do que nunca, as potências européias precisavam acumular capital: a solução para se chegar a um custo baixo de produção foi a utilização do trabalho escravo. No caso de Portugal essa situação era agravada pelo fato de o país não possuir excedente populacional que pudesse suprir a Colônia. Além disso, os baixos salários não estimulavam a vinda de colonos para o Brasil.
Assim, os portugueses, que já exploravam o mercado africano de escravos, precisaram apenas ampliar o negócio, organizando a transferência dessa mão-de-obra para o Brasil. Ao contrário dos indígenas, os negros africanos já estavam habituados ao trabalho agrícola, ao pastoreio e à utilização de metais.
Na Colônia formaram então duas classes antagônicas: a dos senhores de engenho, vivendo na casa-grande, e a dos