ABNT Quimica 2
Por meio desta pesquisa mostraremos a história do hidróxido de cálcio, seus principais usos, os efeitos no ambiente.
.
História do Ca(OH)2
O hidróxido de cálcio, cuja fórmula química é Ca(HO)2, também conhecido como cal apagada, consiste num sólido branco que se dissolve muito pouco na água. Cristaliza no sistema hexagonal e possui uma densidade relativa de 2,24. É produzido pela adição de água a óxido de cálcio, um processo que desenvolve gradualmente muito calor e é conhecido como caldeamento.
O hidróxido de cálcio é usado como base barata para neutralizar a acidez de certos tipos de solo e na produção de argamassa, leite de cal, cloreto de cal e vidro.
Principais Usos
Pelo fato de ser uma base forte e devido às suas diversas propriedades químicas e físicas, as utilizações do hidróxido de cálcio são bastante diversificadas. Essa substância pode ser aplicada em processos como:
Preparação da argamassa, tintas, cimento, asfalto e gesso;
Produção de cremes alisantes para cabelos, petróleo sólido, aditivos, estabilizantes, óleos, ebonite (um tipo de plástico), freios, pesticidas, vidros, conservantes;
Refino do açúcar;
Tratamento de peles e couro;
Correção da acidez de solos;
Produção de metais, atuando como supressor de ácidos;
Componente de preparados dentários;
Fabricação de suplementos de cálcio;
Em solução aquosa, o hidróxido de cálcio forma a água de cal, substância muito utilizada pela indústria farmacêutica na produção de adstringentes e cicatrizantes de queimaduras e ulcerações. Já a suspensão do hidróxido de cálcio recebe o nome de leite de cal.
Efeitos Ambientais
Evitar o contato do produto com do pH da água no local afetado.Evitar contaminações em cursos de águas, fazendo contenções com terra, areia ou serragem.
Conclusão
Ao fim desta pesquisa concluímos que o Ca(OH)2 é um hidróxido muito importante devido a suas propriedades básicas fortes, possui diversas e variadas aplicações no dia a dia.