Abertura de Empresa
Segundo Bornia (2010, p.30) ”a análise de um sistema de custos pode ser efetuada sob dois pontos de vista - Primeiro, podemos ver se o tipo de informação gerada é adequado às necessidades da empresa e quais seriam as informações importantes que deveriam ser fornecidas, a outra visão no estudo do sistema diz respeito à parte operacional do mesmo, ou seja, a como os dados são processados para obtenção de informações”.
Custos é a parte mais importante da Contabilidade. Suas especificações são de suma importância para várias tomadas de decisão em uma empresa. No mercado globalizado, concorre-se com todo o mundo, seus produtos precisam de qualidade superior, competitividade, uma boa imagem da empresa e uma das mais essenciais características é um preço baixo (um custo baixo) para conseguir consumidores e mantê-los.
Na Contabilidade de Custos, existem vários métodos para apropriação de custos, todos são úteis e importantes para uma empresa. Mostraremos o Custeio por absorção e o Custo por Sistema ABC.
O custeio por absorção segue os Princípios Fundamentais da Contabilidade, por isso é o sistema aceito pela legislação comercial e pela legislação fiscal no Brasil. Este custeio trabalha com sistemas de acomodação dos custos de dois ou mais produtos. Apropria-se de todos dos custos de produção aos produtos elaborados de forma direta e indireta, obtidos através de rateios. Neste método os custos variáveis são alocados diretamente aos produtos e os custos fixos são apropriados por meio de taxa de rateio. Determinam o custo de cada unidade produzida e de seu total, nos mostrando onde foram os gastos produtivos, fixos e variáveis, gastos com mão de obra direta, indireta, água, luz, materiais diretos e indiretos, etc.
Tem como vantagens: facilidade de implantação, pois bata conhecer o valor dos custos e fazer com que os produtos os absorvam; apresenta maior relação custo benefício.
Já as