abelhas
Escolhemos as abelhas por ser mais fácil o acesso das informações e também para entender melhor seres tão pequenos, mas de suma importância em nossas vidas e no meio Ambiente.
Os representantes mais populares em nossa região são, a jataí (Tetragonisca angustula) e a Apís melliferas (Europa) mas existem outras espécies menos conhecidas como; Arapuá(Trigona spinipes), Mandaçaia (Melipona quadrifasciata (Lepeletier) abelhas limão ( Lestrimellita ) também conhecida como Iratim. As abelhas são seres fundamentais para a manutenção da vegetação natural e cultivada, pois através da polinização e conseqüente produção de frutos e sementes, contribuem para a perpetuação de muitas espécies nativas e de culturas agrícolas. São importantes formadores de renda para as populações rurais e periurbanas, pois aumentam e melhoram a produção de frutos além de possibilitar a comercialização de mel, própolis, pólen e das próprias colônias.
EUROPA:
A espécie de abelha mais explorada em nossa região é a Apís melliferas. É a abelha que normalmente vemos nos copos de refrigerantes, nas padarias, nas flores. É chamada de abelha Europa, por ter, no Brasil, sido importada da Europa, em 1827. Estas abelhas do gênero Apis não são nativas nas Américas. O mel produzido por elas, geralmente em grande quantidade, foi a primeira fonte açucarada conhecida pelo homem primitivo. Foram as primeiras a serem criadas pelo homem em colméias racionais, para obtenção de cera para ofícios religiosos, e também de mel. Em 1956, com o objetivo de aumentar a produção de mel, foi introduzida no Brasil a Apis melliferas scutellata, da África. Do cruzamento das abelhas Apis