Abelhas seminario
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
HYMENOPTERA APIDAE
Autores: Lucas Sousa Caetano RodrigoVom Stein Araujo
Willian Gil Rodrigues Cardoso
Paraguaçu Paulista – SP
Maio/2014
FACULDADES GAMMON
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
HYMENOPTERA APIDAE Autores: Lucas Sousa Caetano Rodrigo Vom Stein Araujo
Willian Gil Rodrigues Cardoso
Mestre: Angelo Ricardo Garcia
Monografia apresentada como exigência parcial para o curso de engenharia agronômica
Paraguaçu Paulista – SP
Maio/2014
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é abordar a História da HymenopteraApidaea ordem das abelhas, de onde elas são originárias e como e quando foi sua chegada no Brasil, enfatizando a criação da Apis melífera, vulgarmente conhecida como abelha africanizada e que foi de grande importância para que a apicultura no brasil se desenvolvesse, já que é um dos métodos mais ancestrais de extração do mel in natura.
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃOHYMENOPTERA APIDAE
HymenopteraApidae é a ordem das abelhas do reino animalia, filo arthropoda, classe insecta, ordem hymenoptera,subordem Apocrita,super-famíliaapoideaA mais conhecida é a Apis melífera, que é utilizada na apicultura, criação racional das abelhas, éuma atividade que propicia ganhos econômicos e contribui para a manutenção e preservação do meio ambiente. Essa espécie de abelha é originária da Europa, Ásia e África e pode ser encontrada nas savanas, florestas tropicais, desertos, regiões litorâneas e montanhosas. A grande variedade de clima e vegetação do habitat original da espécie contribuiu para a evolução de diversas subespécies ou raças de abelhas, com diferentes características e adaptadas a diversas condições ambientais.
No Brasil, as primeiras colônias foram introduzidas a partir de 1840, oriundas da Espanha, Portugal, Alemanha e Itália. As primeiras subespécies criadas no País foram: HYPERLINK