abda
Curso: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa
INTRODUÇÃO
Tecnologia Assistiva é uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência usando diferentes alternativas para realizar as atividades do cotidiano, e se refere a um conceito ainda em pleno processo de construção e sistematização. Os recursos estão muito próximos do nosso dia-a-dia: algumas vezes eles nos causam impacto devido à tecnologia que apresentam, outras vezes passam quase despercebidos.
Para exemplificar, podemos chamar de tecnologia assistiva uma rampa, utilizada por cadeirantes, para possibilitar o tráfego independente, bem como um aparelho de amplificação utilizado por uma pessoa com surdez moderada ou mesmo automóvel adaptado para um deficiente.
DESENVOLVIMENTO
Uma das formas de garantir a acessibilidade comunicativa às pessoas com necessidades especiais consiste no emprego dos recursos de comunicação alternativa. A Comunicação Alternativa é uma das áreas da TA que atende pessoas sem fala, escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Busca através da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos próprios, construir e ampliar seus horizontes.
A comunicação é considerada ampliada quando o indivíduo possui comunicação insuficiente através da fala e /ou escrita (por exemplo, há fala é compreendida apenas no núcleo familiar) e, considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação. Um sistema de comunicação alternativa refere-se ao recurso, estratégias e técnicas que complementam modos de comunicação existentes ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes. O impacto de tais estudos ocorre devido à capacidade de produzir mudanças fundamentais na Educação e no Ambiente de pessoas cujas limitações afetam a capacidade de expressão ou recepção das mensagens típicas da