Práticas Pedagógicas
CURSO – LETRAS
DISCIPLINA – PRÁTICA PEDAGÓGICA I
PROFESSORA – SIVANILDA BEZERRA
RESENHA CRÍTICA
Livro: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Abda Elisa Ribeiro Bezerra
Bezerros,
Julho / 2014
ABDA ELISA RIBEIRO BEZERRA
RESENHA CRÍTICA
Livro: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Trabalho apresentado a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE, em cumprimento às exigências da disciplina Prática Pedagógica I sob a orientação da Professora Sivanilda Bezerra para fins avaliativos.
Bezerros,
Julho / 2014
RESENHA CRÍTICA
Livro: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 38. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
Por: Abda Elisa Ribeiro Bezerra
A obra é destinada a atuantes na área educacional, como fonte de pesquisa universitária e consulta acadêmica. Além de promover a conscientização do tipo de educação vigente à época e a libertação com um novo método humanizador que combate a opressão e o oprimido. Também tem como objetivo relatar e descrever os métodos de ensino vigentes e sua correção.
O livro apresenta uma análise sobre a pedagogia tecida de uma visão do oprimido. O autor pensa a existência do oprimido e promove a busca de cada um como sujeito de sua própria história. Ressalta também a luta pela libertação do homem, um ser inconcluso. Criticando o modelo de educação produzida nas escolas com o conformismo, inflexibilidade e antidialógica, trazem a questão contraditória do opressor X oprimido, dotado de conceitos humanizadores que unem a ação e a reflexão, trazendo a desintoxicação da opressão.
O método Paulo Freire de alfabetização deixa de tornar-se um depósito de informações e passa a consciência reflexiva do indivíduo. Aprender passa a ser uma construção crítica e o homem não é mais considerado um ser vazio. Alfabetizar não é repetir palavras, mas aprender a dizer a