ELABORAÇÃO DE CARTILHA
Introdução
Introdução
Pretende-se elaborar um veleiro de cruzeiro oceânico confortável, com baixo custo de produção, operação e manutenção, transportável por terra sobre carreta de encalhe.
Será descrito o método mais eficiente de se projetar uma embarcação nestes padrões priorizando em diferentes níveis qualidades específicas desejadas.
O Brasil possui um enorme potencial hidroviário, aquicultor, pesqueiro, turístico e náutico, composto pelo longo litoral atlântico, por seus rios, lagos, represas e por aqueles que já descobriram ou estão por descobrir as recompensas da náutica recreativa ou profissional de pequeno porte. Mar calmo, águas amenas e abundância de ventos e sol contribuem para este potencial. Há ainda o cenário econômico favorável com a expectativa de crescimento sustentável jamais experimentada em todas as classes da sociedade.
Para combater o símbolo equivocado de que embarcação é algo aristocrático e que os esportes náuticos são elitistas e dispendiosos, dependentes de grandes infra-estruturas de clubes e marinas será priorizada a qualidade de transportabilidade rodoviária por meio de encalhe sobre a carreta. A propulsão a vela também contribui para a redução dos custos de aquisição, utilização e manutenção, além de aumentar a autonomia e o alcance da embarcação.
Outra qualidade buscada é a sustentabilidade sócio-ambiental na produção dos barcos. Tendo em vista o alto custo financeiro e ambiental da produção apoiada sobre as matérias primas derivadas do petróleo e o limite das reservas conhecidas destes produtos pretende-se substituí-los ao máximo utilizando a madeira certificada e outras fibras naturais na construção. Resinas vegetais ainda estão em testes, mas já são tecnologia viável. Os combustíveis pensados também evitam os derivados do petróleo e priorizam etanol, gás, as pilhas e as energias solar e eólica. A madeira é produzida primariamente e em comparação a produção pecuária, ou metalúrgica possuem cadeias