abcd
(RAPHAEL ANUCIA)
MYLLENA: Ola, boa noite Raphael, boa noite a você ouvinte...queria agradecer a oportunidade de poder estar aqui nessa noite, muito Obrigada!
RAPHAEL: ENTÃO MYLLENA, EXPLICA PRA GENTE UM POUCO SOBRE QUAL A FUNÇÃO DO RADIALISTA.
MYLLENA: a função de um radialista pode ir desde a locução até a direção do programa pelo fato de o radialista ser um profissional com um amplo campo de atuação nessa area, existem diferenças sobre as formações que são necessárias para exercer determinadas funções.
Por exemplo: para atuar como rádio-jornalista, que é o radialista que exerce funções de divulgação e produção de notícias, é necessário ter o diploma de Jornalismo. Para ser um radialista que atua em áreas técnicas, é necessário o diploma em Rádio e TV. Porém, para radialistas que exercem a função de locutor esportivo, de programas musicais e afins é somente necessário ter concluído o ensino médio, mas toda a formação que vise um aprofundamento e formação completar é um diferencial apreciado.
Raphael: E QUAL AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE UM RADIALISTA? MYLLENA: Entre as principais atividades de um radialista estão a locução, narração, realização de reportagens e entrevistas, elaboração de pautas, seleção musical, edição e a criação de programas.
Para ser um bom radialista é necessário ter uma boa voz, boa dicção e facilidade para se expressar, uma vez que quando se trabalha na rádio a voz é o instrumento de trabalho. Além disso, a agilidade, a facilidade para trabalhar em ambientes estressantes e sobre pressão, a CRIATIVIDADE E EMPATIA PRINCIPALEMENTE, o “sorriso na voz”, a facilidade para lidar com o público e o conhecimento dos seus gostos e necessidades, bem como a sensibilidade, são características que ajudam a ter sucesso nessa profissão.
O Radialista deve “chegar” à casa das pessoas e se tornar íntimo, mesmo sem conhecê-las.Por isso é preciso que estar atento, ter cuidado com o que transmite,