abcd
O filme documentário “Sonho Tcheco” foi dirigido por dois jovens diretores: Vít Klusák e Filip Remunda. O filme foi lançado em Fevereiro de 2004 e foi muito comentado por todos que assistiram. Os jovens diretores produziram o filme como projeto final da escola de cinema.
Remunda e Klusák inventaram o “Ceský sen”, um hipermercado e uma campanha de propaganda, falando desse novo hipermercado. Os diretores se passaram por homens de negócios e com a ajuda de algumas agências conseguiram criar uma campanha para eles. Foram criados também peças publicitárias, slogans e músicas para este hipermercado que não existe e não existirá. Nas ruas tchecas foram distribuídos 200,000 panfletos e em seguida os diretores esperaram para ver a reação das pessoas convidadas ao ver que não existe hipermercado nenhum. As propagandas conseguiram atrair mais de três mil pessoas para a grande abertura do hipermercado “Ceský sen” no dia 31 de Maio de 2003. O que parecia um enorme prédio de distância na realidade era algo muito menor que isso. Assim que todos chegaram á abertura os dois diretores cortaram uma fita e a multidão se dirigiu ao hipermercado.
Quando os “clientes” perceberam que haviam sido enganados, reagiram de maneiras diferentes. Alguns captaram a mensagem dos produtores e outros se enfureceram e decidiram culpar o governo.
O filme trata de assuntos muito interessantes que interessa a todos e são vistos no nosso dia a dia. O documentário além de tratar de consumismo exagerado, mostra como as companhias de propaganda funcionam, que métodos eles utilizam e os truques usados por elas. O filme nos leva a refletir sobre a voz da publicidade. Até que ponto essa voz é verdadeira? Até que ponto deve-se acreditar nessa voz? O filme também nos faz refletir no quanto estamos sendo enganados com propagandas. Não podemos enganar ou trapacear os consumidores, clientes e eleitores.
Esse problema de propagandas enganosas é possível em várias