Abc telefônica
Esta produção textual visa discutir a importância da logística reversa que trata do retorno dos subprodutos não utilizados, por meio de canais de distribuição fazendo o planejamento, implementando e controlando o fluxo inverso ao que foi produzido.
Nos dias de hoje, levando-se em conta a agilidade e rapidez com que um produto chega ao mercado, o rápido avanço tecnológico, a alta competitividade das empresas e o crescimento da consciência ecológica quanto às conseqüências provocadas pelos descartes dos subprodutos no meio ambiente, estão contribuindo para a adoção de novos comportamentos por parte das organizações e da sociedade de um modo geral, o que acarreta uma grande valorização dos processos de retorno dos produtos descartados no meio ambiente.
Nota-se que a preocupação cada vez mais presente na gestão das empresas, não se limita apenas à logística reversa, mas também os assuntos ligados diretamente à “logística verde”, como é conhecida em Gestão Ambiental, pois de qualquer forma, a grande preocupação se dá com o retorno dos seus produtos, não deixando que o Meio Ambiente seja cada vez mais degradado com seu descarte incorreto.
2. DESENVOLVIMENTO
A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo, ou seja, é o fluxo inverso ao que foi produzido. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos nas indústrias de bebidas, com a reutilização de seus vasilhames, onde o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final. Esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis. Contudo, empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental, também conhecida como "logística verde", começaram a reciclar materiais e embalagens descartáveis,