A sangue frio
A família Clutter mora na pacata cidade de Holocomb e é um modelo a ser seguido por todos daquele lugar esquecido do mundo. Herbert Clutter é um fazendeiro bem sucedido, casado com Bonnie e religioso que participa regularmente das celebrações na igreja metodista, sua esposa é uma senhora reclusa, introvertida e depressiva. Os Clutter têm um filho e três filhas, porém apenas os mais novos, Nancy e Kenyon, moram com eles. A menina é prestativa, comunicativa, admirada pelas outras garotas e atrai a atenção dos rapazes. Kenyon é um pouco mais recluso, fuma escondido e gosta de carpintaria.
Na outra margem da história, os ex-companheiros de prisão, Richard "Dick" Hicock e Perry Smith, planejam o crime perfeito, sem testemunhas. Entrariam na casa do fazendeiro que morava em uma parte isolada da cidade e que, segundo um conhecido de Dick, tinha um cofre em casa com muito dinheiro. Roubariam alguns milhares de dólares e matariam a família inteira, tudo silenciosamente, à noite, sem chamar atenção de quem passasse pelos arredores.
Ao anoitecer, Dick e Perry vão a casa, rendem o Sr. Clutter, procuram pelo cofre e não encontram nada. Amarram todos os membros da família e matam um a um. Na manhã seguinte, alguns detalhes chamam a atenção da polícia, mas ela descarta a hipótese de roubo seguido por assassinato, pois o Sr. Clutter era conhecido em toda a cidade por nunca levar dinheiro, usava cheques até para as menores quantias. O crime deixa a cidade insegura. Enquanto a polícia