Abatimento Tronco De Cone
O Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. A principal função deste ensaio é mostrar o grau de trabalhabilidade do concreto cuja seu traço (dosagem de cada material). A noção de trabalhabilidade é muito mais subjetiva que física, e o componente físico mais importante da trabalhabilidade é a consistência relacionado com a mobilidade da massa e a coesão entre os elementos componentes, tendo em vista a uniformidade e a compacidade do concreto, além do bom rendimento durante a execução da estrutura.
No Brasil este ensaio é regulamentado pela NBR NM67 (1998) – Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco de Cone. Basicamente consiste no preenchimento de um tronco de cone em três camadas de igual altura, sendo em cada camada dados 25 golpes com uma haste padrão. O valor do abatimento é a medida do adensamento do concreto logo após a retirada do molde cônico.
Objetivo
Verificar o Slump teste do traço, para analisar o grau de trabalhabilidade e a consistência do concreto.
Materiais e aparelhagem
Cimento Portland 3kg
Areia (agregado miúdo) 5,55kg
Brita (agregado graúdo) 5,88kg
Água 1,02L + pequenas adições
Balança
Betoneira
Carro de mão
Molde troncocônico para “Slump”
Haste de socamento
Placa metálica de base
Régua metálica ou trena
Concha metálica
Complemento troncocônico metálico de enchimento, adaptável à base superior do molde.
Recipiente para a medição de água
Procedimento do ensaio
Primeiro é feita a limpeza do molde e da placa metálica, após umedecido ambos. O concreto é feito a parte e é composto de cimento, areia (úmida) e brita com o traço de 3:5,55:5,88:1,02 (3kg de cimento para 5,55kg de areia para 5,88kg de brita para 1,02L de água), liga-se a betoneira para começar a preparar o concreto, primeiramente coloca-se