DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE NBR - NM 67
Engenharia Civil
Disciplina: Tópico de Ciências dos Materiais e Materiais de Construção II
Turma: 4EPN1
Belém/PA
2013
RELATÓRIO – CONCRETO - DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE
NBR - NM 67
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste ensaio é medir a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. Este ensaio aplica-se aos concretos plásticos e coesivos que apresentem um assentamento igual ou superior a 10 mm. O método não se aplica a concreto cujo agregado graúdo apresente dimensão nominal de até 37,5 mm.
2. OJETIVO
Verificar o Slump test do traço.
3. EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS
- Molde (cone de Abrahms)
- Placa metálica de base (500 mm x 500 mm).
- Haste de compactação
- Régua
4. PROCEDIMENTOS Umedecer as paredes internas do molde e da placa. Preencher o molde com três camadas iguais, adensando cada uma delas com 25 (vinte e cinco) golpes manualmente. Retira-se lentamente o molde e verifica-se a diferença entre as alturas do molde e da amostra. 5. CONCLUSÃO
O Slump-Test é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico buscando medir sua consistência. Quanto mais seco o concreto estiver menos será o seu abatimento, devido ao seu nível de trabalhabilidade para ser moldado. E quanto mais fluído, maior será o valor de seu abatimento. A consistência da massa é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto, sendo que esta última depende também de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto.
6. REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR7215 – Concreto e Argamassa - Determinação da resistência a compressão de corpos – de – prova cilíndrico.