Caganeira
1. Introdução Teórica
A consistência do concreto determina tanto a trabalhabilidade quanto a resistência à compressão do mesmo, quanto mais consistente, ou seja, um slump baixo menor será a trabalhabilidade do concreto e maior será a resistência à compressão ao final da cura e o incoveniente de ocorrer bicheiras após o secamento, porém quanto menor a consistência, ou seja slump alto e mais mole é o concreto, maior será a trabalhabilidade , sendo portanto mais plástico, e menor será a resistência final porém preencherá os espaços vazios com mais eficiência. A consistência do concreto é determinada pela relação água cimento adicionada no processo de mistura do cimento.
O ensaio de abatimento de tronco de cone é um método simples e conveniente para controlar a uniformidade da produção de concreto fresco de diversas betoneiras.
Ensaio de abatimento: Num molde de chapa metálica, com forma de tronco de cone de 20cm de diâmetro na base, 10cm no topo e 30cm de altura apoiado numa superfície rígida, o concreto fresco é moldado em três camadas iguais, adensadas, cada uma com 25 golpes, por uma barra de 16mm de diâmetro e 60cm de comprimento. Em seguida o molde é retirado verticalmente, deixando o concreto sem suporte lateral. Sob a força da gravidade, amassa abate mais ou menos simetricamente, aumentando seu diâmetro médio, enquanto sua altura diminui. Pode acontecer, também que haja certo abatimento com cisalhamento da parte superior, ou ainda um colapso total. O abatimento ou slump corresponde à diferença entre 30cm e a altura após remoção do molde.
Um dos ensaios mais utilizados para determinar a consistência do concreto é o chamado teste de abatimento de tronco de cone, ou slump test. Este consiste numa forma tronco-cônica na qual é adicionado o concreto fresco até o total preenchimento da forma, com 3 camadas adensadas com 26 golpes da haste de socamento. Retira-se