Abatecimento
Controle logístico através da ferramenta CTF:
Um estudo de caso na transportadora Pituta
RESUMO
O aumento generalizado da concorrência em praticamente todos os segmentos econômicos fez com que as empresas dessem início a uma intensa busca por clientes. O mercado tornou-se complexo, exigindo das empresas a adoção de métodos que proporcionassem a distribuição dos produtos ao consumidor final onde quer que ele se encontre, mantendo ainda seus preços atrativos ao mercado.
Teorias acadêmicas foram desenvolvidas com o objetivo de proporcionar métodos que auxiliem a gestão destas operações. O trabalho tem início com uma breve abordagem sobre Logística, seu significado, importância e origem. Dentro do assunto são mencionadas filosofias e teorias como o
“sistema Toyota de produção”, “Just in Time” e “Suply Chain Management”. O transporte é o foco do trabalho, sendo o modal rodoviário o segmento em que a empresa pesquisada atua. A Pituta tem seu histórico e operações descritas em algumas linhas. Através de uma revisão dos processos da empresa, a pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de melhoria da atividade logística da empresa baseada na implantação de um novo modelo de abastecimento inteligente. O trabalho se encerra com uma breve avaliação sobre o desempenho do sistema CTF em sua implantação.
Palavras-chave: logística; transporte; Sistema Toyota
1.
INTRODUÇÃO
Nitidamente pode-se observar um mundo cada dia mais dinâmico e disputado. Noções de qualidade, disponibilidade e baixo custo agora são questionadas frequentemente, fazendo com que se intensifique a disputa por clientes e a busca pelo desenvolvimento de produtos e serviços mais atraentes ao consumidor.
Segundo autores como Ballou (2006), estas transformações no cenário mundial, foram responsáveis pela importância adquirida do setor logístico na atualidade. Profissionais da área nunca foram tão valorizados, recebendo cargos de nível estratégico nas empresas.
Realizado