Portif Lio Individual
Estrutura de mercado do setor supermercadista
Patos
2014
Fransueldo Soares Dantas
Estrutura de mercado do setor supercadista do Rio grande do Sul e identificação do seu grau de concentração
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Macroeconimia e microeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade, Seminário.
Prof.: Regina Lúcia Malassise, Ivan Campos, Sebastião Oliveira, Wilson Sanches e Marcelo Caldeira Viegas
Patos
2014
INTRODUÇÃO
O aparecimento dos primeiros supermercados no Rio Grande do Sul data da década de cinquenta. Desde então, o setor cresceu muito, e, hoje, os supermercados fazem parte da vida da grande maioria dos gaúchos.
De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), o setor de supermercado do estado teve um faturamento bruto superior a R$ 16 bilhões no ano de 2012, o que o fez responsável por mais de 62 milhões de empregos diretos neste mesmo ano (AGAS, 2013).
Estes fatores aliados ao processo de globalização e aberturas de mercados contribuíram na redução de espaços econômicos regionais ou locais privilegiados. Verificou-se, ainda, neste setor, a evolução nas técnicas de distribuição, o sistema de logística e de controle de qualidade das empresas, cujo objetivo maior é satisfazer às necessidades crescentes dos consumidores.
DESENVOLVIMENTO
Nesta parte será estudado o modelo de estrutura-modelo-desempenho, que analisa a inserção da empresasa em um mercado específico. Posteriomente serão apresentadas as principais estruturas de mercado, sendo elas: a concorrência perfeita,o monopólio, a concorrência monopolista e o oligopólio.
Ao final, serão apresentados os índices de concentração que serão utilizados para os cálculos. O cálculo destes índices de concentração auxiliará