Abandono escola
Um dos grandes problemas que alastram as escolas brasileiras é o abandono, muitas são as causas e os efeitos modificam toda uma geração.
A escola Liberalina, considerada escola pequena, com apenas 337 alunos, enfrenta vários problemas. Um dos problemas que enfrentamos atualmente é o abandono escolar, fazendo com que diminua a cada ano as expectativas de todos que fazem parte da instituição.
As causas são as mais diversas e possíveis, alunos desistem por falta de interesse, por não acharem a aulas atrativas, nos faltam recursos, humanos e tecnológicos, o espaço físico contribui bastante por não atender as necessidades, conteúdos que geralmente em sua grande parte acham desnecessários e que nunca serão usados na sua vida cotidiana, longe das universidades, pouco se ouve falar em vestibulares, poucos concluem o 3º ano. Alunos desistem por várias razões, falta de transporte, para aqueles que moram nas localidades mais distantes; por casarem, por proibição dos cônjuges; por terem filhos; por doenças; pela necessidade de trabalhar e ajudar no sustento da família; por falta de incentivo da família principalmente, mas como cobrar incentivo daqueles que não tem tempo de ver os cadernos dos filhos, os pais passam o dia trabalhando, chegam em casa cansados de um dia sofrido trabalhando no campo sob o sol escaldante, ao chegar em casa só querem descansar para se prepararem para um novo dia. As crianças vendo o sofrimento dos pais acabam se obrigando a ajudá-los, assim começam se afastando a cada vez mais da escola. Outros acham que por terem uma terra e algumas cabeças de gado não precisam estudar, acham que só precisam cuidar do que tem, chegam até fazer comparações dos bens financeiros que tem, com o de alguns profissionais que estudaram, se acham em vantagem e mais uma vez se distanciam da escola. Não é tarefa fácil encontrar o culpado nem muito menos uma receita pronta para sanar tal