Abandonada
O livro que escolhi foi Abandonada de Anya Peters. O fundo apresenta-se, com o rosto de uma bebé com uma lágrima no olho direito e com uma expressão carente, entristecida e sem alegria alguma. Vê-se nitidamente que é uma criança infeliz, sob um fundo lilás. A contracapa é simples, também com fundo em que aparece uma frase bastante marcante e, que, depois da leitura do livro, faz todo o sentido “Só queria pertencer a algum lado, que alguém cuidasse de mim”
Abandonada pela mãe verdadeira ao nascer, Anya vai viver para casa dos seus tios, aos quais chama de “mamã” e “papá”.
Nos seus primeiros cinco anos de vida, Anya vive uma infância feliz que um ano depois se torna um horror. Anya começa a ser mal tratada e humilhada pelo tio e pelos seus primos, na ausência da mamã.
O tio manipulador e possessivo torna-se descuidado começando a violar as suas enteadas (filhas da sua esposa) Marie e mais tarde Sandrs. Fartas de todos os tormentos e humilhações acabaram por sair de casa, o mais rapidamente possível, sem nunca revelar este segredo que poderia causar uma tragédia. Anya assistiu várias vezes as violações sem nunca poder dizer nada, nem perguntar o que se estava a passar, não sabia o que o tio lhe era capaz de fazer.
Quando Marie e Sandra saiem de casa, o tio de Anya começa a viola-la, os seus primos rapazes descobrem o que se estava passar e começam a chama-la de “prostituta”. Depois disto, Anya não consegue aguentar todos estes segredos e acaba por ter de os revelar. Anya com muito medo, foi ao emprego da mamã a chorar, com um dos seus primos mais novos e revelou a verdade, uma verdade que já devia ter sido revelada à seis anos atrás. E então, a mamã, a única pessoa que sempre amou e cujo afecto a ajudara a suportar aquela existência de terror, decide fazer queixa na polícia, do seu marido e este acabou por ser preso.
Anya era filha de um homem casado, mas que sempre a ajudou.