abaixo assinado
A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.
OBJETIVO
Obter plantas para o desenvolvimento do experimento de Nutrição Mineral e Fixação de Nitrogênio.
MATERIAL E MÉTODO
Material:
Folha de zebrina
Solução de sacarose
Vidro conta gotas ou pipeta pasteur
Microscópio,
Lâminas e lamínulas, para microscopia,
Lâmina de barbear,
Papel filtro;
Água;
Procedimento:
Com o auxílio de uma lâmina de barbear e uma pinça, remova alguns fragmentos da epiderme inferior de uma folha de zebrina (de preferência sobre a nervura principal).
Coloque-os em uma lâmina com uma gota de água destilada,cubra com a lamínula e observe ao microscópio.
Seque a água com papel filtro e coloque a solução de sacarose 0,25M. Observe como o protoplasma se desloca da parede celular em conseqüência de sua diminuição de volume, fenômeno que se chama plasmólise.
INTRODUÇÃO
Quando se coloca uma célula vegetal numa solução, ela ganha ou perde água, conforme seu potencial hídrico seja menor ou maior do que o potencial hídrico da solução externa. Se o potencial hídrico da célula for maior (positivamente) do que o da solução externa, a célula perderá água e o protoplasma, com o vacúolo, vai se retraindo até separar-se da parede celular. Esse fenômeno é denominado plasmólise e o inverso, desplasmólise. Ambos só ocorrem porque o protoplasma é envolvido por membrana celular ou plasmalema, dotada de permeabilidade diferencial