abacaxi
Indicadores do mercado mundial de abacaxi
Questões que possam ajudar na identificação das vantagens comparativas do Brasil na produção e nos mercados existentes ou potenciais para frutas tropicais, em geral, são do interesse dos empresários agroindustriais, brasileiros e do exterior, agentes financeiros, agricultores e técnicos do governo.
Os principais países produtores de abacaxi, segundo a FAO (2008) são o Brasil, a Tailândia, as Filipinas, Costa Rica, a China a Índia e a Indonésia.Por sua vez, a industrialização é feita, principalmente, no Havaí; mas Formosa, Malásia, África do Sul, Austrália e Costa do Marfim também sobressaem. Os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão,o Reino Unido,o Canadá e a França são grandes consumidores do fruto industrializado.
O Brasil é o segundo produtor mundial de abacaxi com 1,62 milhões de toneladas em 45.000hectares plantados,somente perdendo para Tailândia com 1,98 milhões de toneladas.os principais compradores de suco concentrado e de fruto in natura são:Argentina,Uruguai,Países baixos e Estados unidos.No Brasil o estado de São Paulo ocupa o oitavo lugar como produtor de abacaxi,no entando é o maior consumidor de mesa e o maior produtor de suco concentrado para exportação,apesar de produzir apenas 5% do abacaxi que utiliza.Segundo o IBGE (2009), os principais Estados brasileiros produtores de abacaxi são a Paraíba, com 263.000 mil frutos, Minas Gerais, com 255.756 mil frutos, o Pará, com 241.098 mil frutos, a Bahia, com 121.127 mil frutos e o Rio Grande do Norte, com 120.337 mil frutos.
O nível tecnológico empregado nos plantios brasileiros de abacaxi é bastante heterogêneo, com áreas que empregam toda a tecnologia disponível (análise de solo, correção da acidez, adubação no plantio e de cobertura, tratamento de indução floral, pulverizações contra pragas e doenças), enquanto em outras regiões as práticas ainda são bastante rudimentares, com baixa produtividade. Outro