Abacate I
Mas o que o abacate realmente tem de bom?
É uma das frutas mais gordurosas, porém são gorduras saudáveis, como a gordura monoinsaturada (ácido oléico) – a mesma gordura do azeite de oliva – que é anti-inflamatória, responsável pelo aumento do HDL (colesterol bom) no sangue e também bloqueia a ação do LDL (colesterol ruim), responsável pela adesão das placas de gordura nas artérias.
Não possui gorduras saturadas, já que estas são provenientes de fonte animal. A gordura do abacate também age na prisão de ventre, facilitando a mobilidade do bolo fecal.
É uma das frutas com maior teor protéico e muito rico em açúcares e vitaminas (A, C, E, B1, B2, B6 e folato). Essas vitaminas são responsáveis em prevenir problemas de visão, combater os radicais livres e ainda atuam no processo de renovação da pele.
Quais são seus nutrientes ?
Os minerais que estão presentes no abacate são o potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo, que combatem a anemia, auxiliam na formação das células sanguíneas, auxiliam no metabolismo da glicose, combatem a osteoporose e melhoram o raciocínio, evitando a fadiga mental. Possui substâncias funcionais como, lecitina, fitosterol, tanino e glutationa que atuam na emulsificação de gorduras, combatem radicais livres e principalmente agentes cancerígenos.
Tome cuidado!!!
Mas cuidado, apesar de todos os benefícios o abacate tem um valor calórico elevado, em 100g possui 175 kcal, e por isso deve ser ingerido com moderação. Formas de consumo
A quantidade de óleo presente na polpa influencia em grande parte o seu sabor.
Pode ser consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com limão e um pouquinho de açúcar, de preferência mascavo.
É ótimo para lanches, pois aumenta a saciedade e diminui a fome da próxima refeição. Podemos utilizar também o óleo de abacate que compramos como um azeite. Ele é fonte de ômega 9 e 7 e pode ser