aatividade 3
Caro Maurício Gurgel,
Estou escrevendo ao senho porque vi o seu posicionamento “Ao voto obrigatório no brasil”, você sabia que todos os países que adotão o voto compulsório estão diretamente ligados a história de intervenção militares, golpes políticos, de estado e autoritarismo politico, ou seja, obrigar o cidadão a votar é um atentado a liberdades democráticas. Com urgência o Brasil precisa reavaliar a obrigatoriedade do voto.
É certo que a muitos mitos com a obrigatoriedade do voto em torno deste assunto, mais não podemos nos esquivar da discussão, o primeiro deles, é julgar que o voto obrigatório gera maior educação e participadão politica dos cidadão, isto é, uma mentira sem tamanho, basta observa o atual senário politico e temos um panorama bastante claro, que obrigar o eleitor há digitar seu voto na urna, não significa qualquer aumento na consinhencia politica, ou menos na melhoria dos padrões éticos dos candidatos eleitos.
Paradoxalmente, é justamente essa dinâmica que justifica a obrigatoriedade do voto, já que, considera o eleitor brasileiro em estagio politico inferior para o pleno exercício da democracia, precisando portanto de alguem superior: como estado, por exemplo, para acompanha e ensinar o exercício. Se a conciencia politica do povo brasileiro, não evoluiu por questões de sub-desenvolvimento e péssima educação, não sera com a manutenção do voto obrigatório que vamos corrigir o problema estruturais do pais, por assim só existiriam grades potencias desenvolvidas na América do Sul, onde o voto compulsório e regra em quase todos os países, e o que temos na verdade são nações de democracias mediócres como argentina, Uruguai, peru além das escressencias politicas como se tornaram a Venezuela, o Equador, a Bolívia todos eles assim como o Brasil adotam o voto obrigatório.
É constrangedor aos cidadões, o que se prática a séculos no Brasil, é a vergonhosa reserva de mercado eleitoral, com a sistemática dos