AAS Química Quantitativa
O Ácido Acetilsalicílico (AAS) é um fármaco do grupo do grupo dos anti-inflamatórios não-esteróides e também utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e inibidor da agregação das plaquetas sanguíneas.
O AAS é a substância mais associada a plantas, a sua síntese, foi totalmente feita com base na estrutura química de uma substância natural do salgueiro branco.
A salicilina, o princípio ativo do salgueiro branco, é encontrada em várias espécies dos gêneros Salix e Populus.
O controle de qualidade visa também estabelecer condições apropriadas de armazenamento e acondicionamento para que a qualidade dos produtos mantida de acordo com o prazo de validade estabelecido e avaliar a adequação dos métodos utilizados para produção dos medicamentos.
O controle de qualidade é certificar que todos os produtos deste sejam 100% confiáveis e que todas as suas informações sejam corretas, conforme o laudo emitido por ele.
O procedimento para a síntese é obter o AAS, que é um cristal de cor branca, a partir do Ácido Salicílico e do Anidrido Acético, junto com um pouco de ácido sulfúrico, que age como se fosse um catalisador, outras técnicas é a filtração a vácuo e a recristalização, que podem normalmente ser utilizadas.
A reação entre o sulfato de salicílico e o anidrido acético, obtém-se ácido acetilsalicílico e ácido acético. Os cristais obtidos são de ácido acetilsalicílico e tem uma cor branca. O ácido acético encontra-se no estado gasoso à temperatura ambiente. A reação é exotérmica, devido à subida da temperatura. O cheiro a vinagre é devido ao ácido acético formado na reação, encontrando-se no estado gasoso, o aumento da temperatura facilita a reação, a evaporação da água, faz com que os cristais fiquem mais rijos, o rendimento obtido foi bom, sendo de 90%, não se obteve um valor mais próximo de 100%, devido às perdas durante o aquecimento e a filtração, assim como a transferência dos reagentes, outra causa poderá ter