AAI Instalaçoes hidráulicas
GRUPO:
Eduardo Campos de Castro
Guilherme Carneiro Lima
Marianna Cócolo de Oliveira Paula
Belo Horizonte, 23 de maio de 2014.
1a QUESTÃO: QUAIS AS EXIGÊNCIAS PARA AS INSTALAÇÕES DE UMA CENTRAL DE GPL RECARREGÁVEL?
Para instalações de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP – é necessário que se atente para algumas normas de segurança que primam pela segurança do sistema e dos usuários. Dentre essas normas pode-se citar:
1ª – Tratamento de suas superfícies com revestimentos adequados para proteção contra corrosão antes de sua instalação.
2ª – O fato de não poderem ser instalados sob edificações.
3ª – Deve-se ainda se garantir que a instalação seja feita em fundações estáveis e firmes, devidamente ancorada e circundada por areia apiloada.
4ª - O acesso aos aparelhos de medição deve estar protegido por tampa e esses devem estar situados em uma cúpula específica de material incombustível.
Os recipientes carregados devem ser localizados no exterior das edificações, em ambiente bem ventilado e de fácil acesso e protegidos. Sendo que é proibida a instalação de recipientes em forros, terraços de cobertura, rebaixos e em bacias de contenção.
Quanto à instalação de recipientes aéreos, é necessário que se respeite as devidas distâncias em relação à residência e à linha de divisa da propriedade. O esquema a seguir demonstra esses espaçamentos.
Figura 1 - FONTE: VIDAL, MARIA. INSTALAÇÕES DE GÁS (GLP), 2012. PÁGINA 12.
Independentemente do tamanho, qualquer tanque recarregado no local deve possuir conexão de enchimento e o indicador de nível máximo, distanciado 3 metros de qualquer fonte de material potencialmente inflamável.
Quanto à instalação de recipientes estacionários subterrâneos ou aterrados os espaçamentos que se deve respeitar são detalhados a seguir:
Figura 2 - FONTE: VIDAL, MARIA. INSTALAÇÕES DE GÁS (GLP), 2012. PÁGINA 13. É preciso que quando da instalação desse sistema atente-se ainda para os