AACD
EMANUELA ROCHA
RENATA GOMES
THALITA LEONE
TRABALHO SOBRE AACD
Empreendedorismo social
BARUERI
2015
Em 1950 nascia a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, trabalho de um visionário, Dr. Renato da Costa Bomfim, que inspirado na evolução tecnológica dos centros de reabilitação no exterior, criou estrutura semelhante no Brasil.
Para preservar o compromisso de qualidade e excelência manifestado em cada atendimento na AACD, foram criados diversos canais de captação de recursos, entre eles o Teleton, que objetivam garantir à Instituição autonomia e proposta de sustentabilidade.
Entretanto, a AACD não está voltada exclusivamente para a área da reabilitação física.
Diversas outras atividades, como projetos de capacitação profissional, programas de sustento para pessoas com deficiência física e seus familiares, a inserção no esporte paraolímpico, além do empenho em assegurar a plena integração social aos pacientes, fazem parte da atual gestão da Entidade.
Na AACD são tratadas pessoas portadoras de paralisia cerebral, lesão na medula, mielomeningoceles – má formação congênita na coluna vertebral da criança -, problemas vasculares, escolioses – desvios da coluna para a direita e para a esquerda -, acidente vascular cerebral, traumas cranianos e na região encefálica, consequências de um surto de poliomielite, e também aqueles que sofreram amputações dos membros inferiores e superiores.
Esta organização depende de doações e do trabalho voluntário para sobreviver. Em 17 de maio de 1998 foi criado o Teleton brasileiro, uma campanha televisiva que tem como meta captar fundos para socorrer e amparar pacientes que não podem pagar por uma assistência médica decente. Com a ajuda deste programa, a AACD já conseguiu criar mais cinco núcleos de reabilitação.
A entidade também conta com o Fundo Pró-Infância da AACD, baseado no Artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de