AAAAAAAAAAAAAA
- Novos mercados
- Oportunidades
- Dificuldades do setor/inovações
5 páginas c/ref bibliografica (périodicos, livros) webgráfica (sites do setor, propagandistas)
Modais :
- Ferroviário
Para escoar a produção agrícola brasileira e transportar os produtos importados para o interior do território nacional. O transporte ferroviário passou a ser utilizado inicialmente no deslocamento de grandes massas de produtos homogêneos, ao longo de distancias relativamente extensas. Ex: Minérios de ferro ou manganês, carvão, derivados do petróleo e cereais em grão, produtos passiveis de ser deslocados por trem.
Na realidade brasileira a falta de recursos financeiros e incertezas quanto à capacidade de gestão das ferrovias não permitem, no momento, soluções mais ousadas em termos de reativação do modo ferroviário para outros tipos de fluxo.
Dados mais recentes do Ministério dos Transportes afirmam que existem, no Brasil, cerca de 28.000 km de ferrovias operadas pelo setor privado em regime de concessão
Vantagens:
- Adequado para longas distancias e grandes quantidades (grandes tonelagens de produtos homogêneos e preferencialmente a granel)
- Menor custo de seguro
- Menor custo de frete
- De fácil locomoção, pois não tem congestionamento
Desvantagens:
- Diferença na largura da bitola
- Menor flexibilidade no trajeto
- Necessidade maior de transbordo (substituição de um lugar para outro - baldeação)
- Difícil substituição em caso de quebra ou problemas
- Pouca agilidade (lento)
Composição do frete:
O frete ferroviário é baseado em dois fatores: quilometragem percorrida: distância entre as estações de embarque e desembarque; peso da mercadoria. O frete ferroviário é calculado por meio da multiplicação da tarifa ferroviária pelo peso ou volume, utilizando-se aquele que proporcionar maior valor.
O frete também pode ser calculado pela unidade de conteiner, independente do