Aaaa
Entre os tres autores resolvi escolher Wallon poque me indentifico com a opnião dele de que a psicologia é explicar o processo de desenvolvimento mais do que simplesmente descrevê-lo. e também porque ele leva não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula.
A criança, à medida que evolui vai–se ajustando à realidade circundante e superando de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confronta. Os sucessivos ajustamentos da criança ao meio ao longo do seu desenvolvimento devem ser interpretados em função dos seus estágios. Cada estágio é definido por diferentes formas de pensamento. A criança deve atravessar cada estágio seguindo uma sequência regular, ou seja, os estágios de desenvolvimento cognitivo são sequênciais. Se a criança não for estimulada, motivada na devida altura não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento. Assim, torna-se necessário que em cada estágio a criança experiencie e tenha tempo suficiente para interiorizar a experiência antes de prosseguir para cada estágio seguinte.
Ano
1º ao 4º ano
Tempo estimado
5 aulas de 40 minutos, subdivididos em 10 minutos para a roda de conversa inicial, 25 minutos para a vivência do jogo e 5 minutos finais para roda de conversa.
Material necessário * Espaço físico plano e desimpedindo, possível de ser "desenhado" com giz (sala de aula, quadra, pátio, rua, ou similar ) * Espaço físico plano e desimpedido, de terra ou areia * Lousa e giz * Cronômetro * Papel e lápis
Desenvolvimento das atividades
Em todas as aulas, inicie a atividade fazendo uma explicação das regras e da distribuição dos grupos de crianças pelo espaço físico, desenhando na lousa o posicionamento de cada um e os limites a serem utilizados durante as brincadeiras.
Esse desenho deve ser um diagrama simples, com as referências do espaço e a representação da posição e do espaço que cada grupo de crianças vai utilizar durante a atividade.