a11v19n2
Desemprego, informalidade e precariedade: a situação do mercado de trabalho no Brasil pós-1990
Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos
*
Resumo: Considerando o desemprego tanto um fenômeno inerente ao processo de acumulação capitalista como uma das conseqüências das opções políticas governamentais, este artigo pretende discorrer sobre o papel do desemprego na definição das atuais estratégias de avanço do capitalismo, bem como refletir sobre o processo de desestruturação do mercado de trabalho e sua pequena inflexão nos anos mais recentes.
Palavras-chaves: mercado de trabalho, desemprego, informalidade.
Unemployment, informality and precariousness: the labor market situation in Brazil after 1990
Abstract: Considering unemployment as both an intrinsic phenomenon in the process of capitalist accumulation and one of the consequences of governments political options, this article brings a discussion about the role of unemployment in the definition of the recent strategies of capitalist development, as well as a reflection about the process of structuring the labor market and its slight inflection in the latest years.
Key words: unemployment; informality; precariousness; labor market.
Introdução
[...] O que mais me impressionou em Enrico e sua geração foi ver como o tempo era linear em suas vidas: ano após ano trabalhando em empregos que raras vezes variavam de um dia para o outro. E, nessa linha de tempo, a conquista era cumulativa: toda semana, Enrico e Flávia conferiam o aumento de suas poupanças, mediam a vida doméstica pelas várias melhorias e acréscimos que haviam feito na casa de fazenda. Finalmente, o tempo que viviam era previsível. As convulsões da Grande
Depressão e da Segunda Guerra Mundial haviam se esfumado, os sindicatos protegiam seus empregos; embora tivesse apenas
*
Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). SP. Brasil. santosg@unicamp.br 151
Pro-Posições,