9 Paragrafo
Ao fazer um texto é preciso saber: Para quê?
Para quem?
Qual a condição de leitura?
TÓPICO
FRASAL
Frase inicial (ou duas primeiras frases) que expressa(m) de maneira resumida a idéia central do parágrafo
ALGUMAS FORMAS DE DESENVOLVER O
PARÁGRAFO:
Exemplo I
“Argumentar que o Estado não tem poder para desarmar o cidadão de bem não faz sentido.(1) Se o poder público não tivesse legitimidade para controlar a venda de um produto que serve exclusivamente para tirar a vida de outros seres humanos, a própria noção de Estado ficaria esvaziada. Tampouco teria legitimidade para proibir a venda de tóxicos ou regular o trânsito.(2) Na prática, estaria instaurada a guerra de todos contra todos.”(3)
(Armas no fogo – Editorial Folha de
S.Paulo)
Desmembrando esse parágrafo, temos:
1. Tópico frasal: idéia central do parágrafo.
2. Desenvolvimento do parágrafo com exemplificação.
Para iniciar textos, pode-se lançar mão de fatos históricos, confrontando-os com o presente.
(tema: o feminismo hoje)
Oito de março é o Dia Internacional da Mulher. A data remete a uma greve de operárias têxteis de Nova York, em 1857, quando reivindicavam redução da jornada de trabalho e melhoria salarial. O desfecho foi trágico: 130 dessas trabalhadoras foram incendiadas na fábrica. Quase um século e meio depois, há mulheres que não baixaram a guarda e continuam batalhando por direitos femininos.
(Ciça Vallerio, O Estado de S.Paulo, 5.4.07)
Uma declaração forte lançada no início do texto surpreende o leitor, desperta seu interesse e pode levá-lo facilmente à leitura. (tema: a internacionalização da economia)
A sociedade global é a do primado da informação. A notícia da queda da Bastilha demorou dez dias para chegar a Madri e vinte dias para alcançar Arras, a pouco mais de quilômetros de Paris, onde estava Robespierre. Hoje as comunicações de voz, imagem e texto são praticamente instantâneas. O mercado financeiro mundial gira 24 horas por dia, interligado pela continuidade dos fusos