9 ° Documentário BBC – História do Rádio No Brasil escrito
Curso: Comunicação Social / Jornalismo – 2° Período
Aluno: Jhonnathas José Trindade de Rezende Neto
Áudio: 9 ° Documentário BBC – História do Rádio No Brasil
Professor: Lauro Moraes
DOCUMENTÁRIO DA HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL
LOC: Na década de setenta o tradicional rádio AM brasileiro receberia um concorrente indireto, o rádio FM ou frequência modulada. Enquanto o AM apresenta em linhas gerais uma programação mais popular, buscando principalmente o público feminino, o FM, se voltaria quase que unicamente para o público jovem. Mas, até que ficasse clara essa distinção uma década se passou. Hoje o FM é conhecido como um rádio de som puro e estéreo, os avanços tecnológicos ocorreram aos poucos, Fernando Veiga da Rádio Jornal do Brasil nos conta agora do início desta frequência.
SONORA 1: FERNANDO VEIGA
LOC: Fernando Veiga antes de entrarmos propriamente no assunto rádio FM e sua programação, vamos ouvir mais uma vez o pesquisador Luiz Carlos Saroldi, ele faz um apanhado geral dos anos sessenta e seus momentos políticos que acabaram mudando completamente os rumos do rádio brasileiro.
SONORA 2: LUIZ CARLOS SAROLDI
LOC: Mesmo com todos esses problemas nos anos sessenta o rádio brasileiro ia sobrevivendo. No final da década de setenta o rádio FM começava tomar outra forma. No início, a programação era mantida somente com músicas ambiente, sem serem anunciadas por nenhum locutor. Nessa mesma década várias reformulações deram ao FM um novo caminho. Houve muitas tentativas de produção alternativa em relação ao que era apresentado pelo AM, muitas com enorme sucesso, mas que infelizmente não sobreviveram. Em mil novecentos e setenta e sete com a implantação da Rádio Cidade FM do Rio de Janeiro, o FM começaria a trilhar um caminho idêntico ao que seguiu nos Estados Unidos. Baseada na programação e estrutura Norte Americanas, a Rádio Cidade iria revolucionar os FM’s brasileiros.