Esportes Propaganda Politica
Prof. Dr. Alfredo Oscar Salun1
Resumo:
O presente artigo faz uma análise do desenvolvimento dos esportes como um fenômeno de massa nas décadas de 1920 e 1930 em uma sociedade cada vez mais dinâmica e em rápida transformação. Também aborda a utilização política e ideológica pelas grandes potências que trouxeram para a esfera esportiva a competição pelo predomínio mundial.
Palavras-chave: Esportes. Política. Jogos Olímpicos. Futebol.
1 Doutor em História Social pela USP, professor da UniABC/Anhanguera, pesquisador do NEHO/USP e GERP/UniABC. Autor dos livros “Zé Carioca vai à guerra” pela Editora Pulsar e “Revolucionários e
Tiranos: Temas de História Contemporânea”, Editora Todas as Musas. aosalun@uol.com.br
1 www.revistacontemporaneos.com.br Sports and Political Propaganda in the Decade of 1930
Abstratic:
This article analyzes the development of sports as a mass phenomenon in the 1920s and 1930s in a society increasingly dynamic and rapidly changing. It also addresses the political and ideological use by the major powers who brought the ball sports competition for world dominance.
Keywords: Sports. Political.Olympic Games.Soccer.
2 www.revistacontemporaneos.com.br Os anos 1920 e 1930 foram marcos da explosão dos esportes como um fenômeno de massa ligado a um novo estilo de vida - urbanizado e dinâmico - que atingiu as regiões mais industrializadas do mundo. Essas regiões assistiram a uma revolução que tirou do esporte sua característica lúdica e o transformara em uma fábrica de competição.
Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de futebol paulatinamente se tornaram eventos que atraíam um público crescente, já que em algumas ocasiões ultrapassavam a marca de quarenta mil expectadores. Essa situação foi aproveitada por diversos países que visualizaram os atletas e as equipes esportivas nacionais como uma extensão da política, seja como propaganda em relação à superioridade do regime (Itália e URSS), do modo
de