9 Comunica O
As pesquisas indicam que as falhas de comunicação são as fontes mais freqüentemente citadas de conflitos interpessoais. Como as pessoas passam cerca de 70 por cento de suas horas se comunicando — escrevendo, lendo, falando, escutando, parece razoável afirmar que uma das principais forças que podem impedir o bom desempenho de um grupo é a falta de uma comunicação eficaz.
É através da transferência de significados de uma pessoa para outra que as informações e as idéias podem ser transmitidas.
A comunicação, contudo, é mais do que simplesmente transmitir um significado. Ela precisa ser compreendida, precisa incluir a transferência e a compreensão do significado.
FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO
A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização:
1. Controlar o comportamento
As organizações possuem hierarquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos funcionários.
A comunicação informal também controla o comportamento. Quando um grupo de trabalho hostiliza ou reclama com um membro que está produzindo demais (e, assim, fazendo comunicando informalmente e controlando o comportamento do colega
2. Melhorar a motivação dos funcionários.
Esclarece aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo. O estabelecimento de metas específicas, o feedback do progresso em relação a elas e o reforço do comportamento desejável estimulam a motivação e requerem comunicação.
3. Fornecer o meio para a expressão emocional.
Para muitos funcionários, seu grupo de trabalho é sua fonte primária de interação social. A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sentimentos de satisfação
4. Oferecer as informações necessárias para a tomada de decisões.
A função final desempenhada pela comunicação se relaciona a seu papel como facilitadora de tomada de decisões
Nenhuma destas quatro